Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Tênis em Cadeira de rodas

Por Maiquel Gaúcho

PARA FAZER HISTÓRIA


Equipe brasileira de tênis em cadeira de rodas entra na reta final para garantir vaga na Paraolimpíada 2012
Com a chegada de 2012, os paratletas brasileiros começam a intensificar ainda mais os treinamentos para a disputa em Londres. "As vagas são garantidas de acordo com a colocação de cada atleta no ranking mundial." Isso de forma individual. O prazo máximo para se obter classificação termina em 21 de Maio. A equipe é composta por quatro homens e duas mulheres.

HISTÓRIA DO ESPORTE 

O tênis em cadeira de rodas foi criado em 1976, nos Estados Unidos, por Jeff Minnenbraker e Brad Parks. Ambos construíram as primeiras cadeiras adaptadas para o jogo e difundiram em seu país. Em 1977, foi disputado o primeiro torneio em Griffith Park, Califórnia. Em 1988 foi fundada a Federação Internacional de Tênis em Cadeira de Rodas (IWTF). No mesmo ano, a modalidade foi exibida nos Jogos Paraolímpicos de Seul, Coreia do Sul. Em 1991, a entidade foi incorporada à Federação Internacional de Tênis (ITF), que hoje é a responsável pela administração, regras e desenvolvimento do esporte em nível global.
Barcelona (1992) foi o marco para o tênis em cadeira de rodas, pois passou a valer medalhas. Desde então, homens e mulheres disputam o pódio nas quadras em dupla ou individualmente.
O primeiro tenista brasileiro em cadeira de rodas foi José Carlos Morais, em 1985. 

Feliz Páscoa.

Nenhum comentário:

Seguidores