Todo grande time começa com um grande goleiro
4 de março de 2011
Ainda que não tenha sido ele o goleiro que escancarou as portas aos colegas de posição do Brasil na Europa (a façanha coube a Dida, que defendeu o Milan, e ajudou o clube a conquistar a Liga dos Campeões em 2003 contra a Juventus decidida nos pênaltis), Júlio César pelo menos tem o mérito de se manter como titular em um time que disputa o principal título do continente europeu, a Liga dos Campeões.
Ao final do fatídico jogo em que falhou contra o Bayern de Munique, um abatido Júlio César pediu desculpas publicamente tanto aos companheiros de clube quando aos torcedores e decidiu voltar a pé para casa. Tal atitude, de reconhecer um erro mesmo quando ele aparentemente não existe, o tornou ainda maior perante os colegas de profissão. O presidente interista Massimo Moratti comentou após a partida que um jogo ruim pode acontecer e que o goleiro brasileiro já fez muitos milagres pelo clube no passado.
É bom lembrar que mesmo após a saída de cena de Dida, é em grande parte ao sucesso atual de Júlio César que os clubes europeus continuam buscando os goleiros brasileiros. Além dele, outro arqueiro que vem se destacando é Hélton, que joga pelo Porto, e foi revelado pelo Vasco na mesma época em que Júlio César estava se firmando como titular no rival Flamengo.
Quem destaca as principais virtudes de Júlio César é o ex-goleiro italiano Marchegiani, que foi reserva na Seleção Italiana de 94 e encerrou a carreira em 2005 atuando pelo Chievo Verona, time que recebeu o goleiro brasileiro para que ele se adaptasse melhor à Itália. Segundo o ex-goleiro italiano, Júlio César impressiona pela capacidade de ler o jogo rapidamente e se posicionar bem, além das chamadas habilidades acrobáticas que o ajudam a fazer uma boa defesa.
Além dos aspectos técnicos do goleiro brasileiro da Internazionale, Marchegiani também destaca a determinação de Júlio César para ser bem sucedido no time neroazzurro de Milão, o que o ajudou a superar as dificuldades iniciais e a tornar-se titular da equipe milanesa.
Outros ex-goleiros italianos a elogiarem a capacidade de Júlio César são Pagliuca e o lendário Dino Zoff. Ambos concordam que o goleiro brasileiro é hoje, independente da falha ocorrida contra o Bayern de Munique, um dos melhores do mundo na posição atualmente.
Postagem publicada em parceria com:
http://joserenato.midiasemmedia.com.br/?p=2345
Grande Abraço,
Léo Presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário