![]() |
Maradona x Pelé |
O futebol é o esporte mais fascinante praticado no Brasil. Em qualquer "roda de boleiros" que levantarmos o tema, teremos várias opiniões sobre o mesmo assunto. Tem a bola que não sabemos se entrou ou não, o impedimento bem ou mal marcado, entre outras discussões. De todos os temas debatidos em uma "roda de boleiros", sem dúvida um dos que mais me fascinam, é quando começamos a fazer comparações, entre o futebol de ontem, e o futebol de hoje.
Comparar jogadores, por exemplo, é uma discussão sem fim. Pelé e Maradona, estão no topo da lista de debates, de qualquer roda de boleiros. No Brasil, Pelé é o melhor, já na Argentina... . São disparados os dois melhores jogadores de futebol da história. Temos que lembrar que Pelé, fez 1281 gols e foi tri-campeão do mundo (1958/62/70), já Maradona fez 353 gols e foi campeão do mundo uma vez(1986). O debate, deixo por conta de vocês!!!
![]() |
Zico x Maradona |
Outra comparação que fazíamos na infância em minha "roda de boleiros", era feita entre Maradona e Zico. Essa parece um pouco mais justa, pelo fato de ambos serem contemporâneos, e infelizmente, acho que o "Galinho" perde. Apesar de ter feito 826 gols na carreira, Zico nunca foi campeão do mundo pela seleção, coisa que Maradona fez muito bem em 1986, carregando sua a Argentina nas costas.
![]() |
Romário x Ronaldo "Fenômeno" |
Não me atrevo a opinar sobre quem foi o melhor, quando se trata de Romário e Ronaldinho "Fenômeno". Romário fez 1006 gols, foi campeão do mundo, e o melhor jogador eleito pela FIFA em 1994, tendo sido naquela copa, o grande jogador do Brasil. O que dizer de um jogador que foi artilheiro de 26 campeonatos ao longo da carreira, conseguiu ser artilheiro do Campeonato Brasileiro aos 40 anos (2005), e fez mais de 1000 gols. Já Ronaldinho, fez 352 gols em sua carreira até agora, e tem a honra de ser o maior artilheiro de todas as copas, tendo feito 15 gols. Também foi eleito pela FIFA o melhor jogador do mundo em 1996/97 e 2002. Sua carreira foi marcada por superações. Duas lesões gravíssimas nos dois joelhos, e a "convulsão" antes da final da copa de 1998, são os fatos mais lembrados (dentro de campo), em toda "roda de boleiros".
![]() |
Garrincha, deixando um "João" sentado |
![]() |
Garrincha, deixando mais um "João" sentado |
![]() |
Garrincha, deixando um "João" de quatro |
Tenho visto alguns jogos da Seleção Brasileira que está disputando o Sul-Americano Sub-20, e confesso que fiquei um pouco assustado com alguns comentários feitos sobre a nossa mais jovem promessa, Neymar. Pode até ser que um dia, Neymar seja melhor que todos esses craques citados acima, mas ainda é muito cedo para comparações. Ainda mais com a comparação que tentaram fazer entre ele e... Garrincha. Isso mesmo GARRINCHA. Foi durante a transmissão de um jogo, e só não mudei de canal, porque a transmissão era exclusiva. Coitado do Neymar, ele nem tem culpa disso, mas acaba sobrando para ele. Deixo registrado em nossa coluna, a grande admiração que tenho pelo saudoso Garrincha, a Alegria do Povo. Veja em algumas fotos, como ele deixava os adversários.
Grande Abraço,
Léo Presidente.
Um comentário:
bom dia presidente! respeito a tua opiniao e a de todos os outros, mas vejo pele como um craque q ñ teve um adversario a altura na epoca, oq faz um bom jogador é o adversario e os da epoca pareciam crianças ingenuas e ja a respeito de zico e maradona, acho q ñ devemos comparar com as comquistas do elenco e sim oq ele fazia, quem é melhor ele ou viola, viola é tetra, mas vc ñ se lembrava, acho crueldade com galinho julgar oq os times faziam por ele e ñ oq ele fazia pelos times, um craque é lembrado pelos lances q ñ deu certo e outro pelas jogadas geniais q só ele fazia. zico foi o melhor na epoca de maradona e dinamite eo mesmo tempo, sem falar em socrates, falcão e outros. zico é geniao e foi caçado dentro dos campos quando jogava e agora fora só pq ñ deu uma taça ao brasil. abraço. nelio martins
Postar um comentário