Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Futebol de Ontem x Futebol de hoje


Maradona x Pelé

     O futebol é o esporte mais fascinante praticado no Brasil. Em qualquer "roda de boleiros" que levantarmos o tema, teremos várias opiniões sobre o mesmo assunto. Tem a bola que não sabemos se entrou ou não, o impedimento bem ou mal marcado, entre outras discussões. De todos os temas debatidos em uma "roda de boleiros", sem dúvida um dos que mais me fascinam, é quando começamos a fazer comparações, entre o futebol de ontem, e o futebol de hoje.  

     Comparar jogadores, por exemplo, é uma discussão sem fim. Pelé e Maradona, estão no topo da lista de debates, de qualquer roda de boleiros. No Brasil, Pelé é o melhor, já na Argentina... . São disparados os dois melhores jogadores de futebol da história. Temos que lembrar que Pelé, fez 1281 gols e foi tri-campeão do mundo (1958/62/70), já Maradona fez 353 gols e foi campeão do mundo uma vez(1986). O debate, deixo por conta de vocês!!!

Zico x Maradona

     Outra comparação que fazíamos na infância em minha "roda de boleiros", era feita entre Maradona e Zico.  Essa parece um pouco mais justa, pelo fato de ambos serem contemporâneos, e infelizmente, acho que o "Galinho" perde. Apesar de ter feito 826 gols na carreira, Zico nunca foi campeão do mundo pela seleção, coisa que Maradona fez muito bem em 1986, carregando sua a Argentina nas costas.
Romário x Ronaldo "Fenômeno"
      Não me atrevo a opinar sobre quem foi o melhor, quando se trata de Romário e Ronaldinho "Fenômeno". Romário fez 1006 gols, foi campeão do mundo, e o melhor jogador eleito pela FIFA em 1994, tendo sido naquela copa, o grande jogador do Brasil. O que dizer de um jogador que foi artilheiro de 26 campeonatos ao longo da carreira, conseguiu ser artilheiro do Campeonato Brasileiro aos 40 anos (2005), e fez mais de 1000 gols. Já Ronaldinho, fez 352 gols em sua carreira até agora, e tem a honra de ser o maior artilheiro de todas as copas, tendo feito 15 gols. Também foi eleito pela FIFA o melhor jogador do mundo em 1996/97 e 2002. Sua carreira foi marcada por superações. Duas lesões gravíssimas nos dois joelhos, e a "convulsão" antes da final da copa de 1998, são os fatos mais lembrados (dentro de campo), em toda "roda de boleiros".

Garrincha, deixando um "João" sentado

Garrincha, deixando mais um "João" sentado

Garrincha, deixando um "João" de quatro

     Tenho visto alguns jogos da Seleção Brasileira que está disputando o Sul-Americano Sub-20, e confesso que fiquei um pouco assustado com alguns comentários feitos sobre a nossa mais jovem promessa, Neymar. Pode até ser que um dia, Neymar seja melhor que todos esses craques citados acima, mas ainda é muito cedo para comparações. Ainda mais com a comparação que tentaram fazer entre ele e... Garrincha. Isso mesmo GARRINCHA. Foi durante a transmissão de um jogo, e só não mudei de canal, porque a transmissão era exclusiva. Coitado do Neymar, ele nem tem culpa disso, mas acaba sobrando para ele. Deixo registrado em nossa coluna, a grande admiração que tenho pelo saudoso Garrincha, a Alegria do Povo. Veja em algumas fotos, como ele deixava os adversários.

Grande Abraço,
Léo Presidente.

Um comentário:

nelio martins disse...

bom dia presidente! respeito a tua opiniao e a de todos os outros, mas vejo pele como um craque q ñ teve um adversario a altura na epoca, oq faz um bom jogador é o adversario e os da epoca pareciam crianças ingenuas e ja a respeito de zico e maradona, acho q ñ devemos comparar com as comquistas do elenco e sim oq ele fazia, quem é melhor ele ou viola, viola é tetra, mas vc ñ se lembrava, acho crueldade com galinho julgar oq os times faziam por ele e ñ oq ele fazia pelos times, um craque é lembrado pelos lances q ñ deu certo e outro pelas jogadas geniais q só ele fazia. zico foi o melhor na epoca de maradona e dinamite eo mesmo tempo, sem falar em socrates, falcão e outros. zico é geniao e foi caçado dentro dos campos quando jogava e agora fora só pq ñ deu uma taça ao brasil. abraço. nelio martins

Seguidores