

O frenesi do Flamengo ou a crise do Vasco?
No início do ano, todos os assuntos futebolísticos foram ofuscados pela negociação do craque Ronaldinho Gaúcho. A toda a atenção foi tomada para o 'caso Ronaldinho', que estava pendurado entre Grêmio e Flamengo. Propostas aqui, propostas acolá e nenhum contrato assegurado. Até que no dia 12 de janeiro, Ronaldinho foi anunciado na gávea, recebido por 20 mil flamenguistas extasiados. Ainda no começo do carioca, pouca atenção para os outros clubes de camisa do Rio de Janeiro, ainda escondidos pela estrela do jogador rubro-negro. Isso até o Vasco perder sua primeira patida, contra o modesto Resende, em pleno São Januário. Para piorar a situação do clube, mais duas derrotas, culminando na demissão incontestável do técnico PC Gusmão, no afastamento(e provável saída) dos astros Carlos Alberto e Felipe, além de protestos por parte da torcida.
toda a atenção foi tomada para o 'caso Ronaldinho', que estava pendurado entre Grêmio e Flamengo. Propostas aqui, propostas acolá e nenhum contrato assegurado. Até que no dia 12 de janeiro, Ronaldinho foi anunciado na gávea, recebido por 20 mil flamenguistas extasiados. Ainda no começo do carioca, pouca atenção para os outros clubes de camisa do Rio de Janeiro, ainda escondidos pela estrela do jogador rubro-negro. Isso até o Vasco perder sua primeira patiida, contra o modesto Resende, em pleno São Januário. Para piorar a situação do clube, mais duas derrotas, culminando na demissão incontestável do técnico PC Gusmão, no afastamento(e provável saída) dos astros Carlos Alberto e Felipe, além de protestos por parte da torcida.
Em meio a crise quase insuportável em São Januário e a aguardada estreia de Ronaldinho Gaúcho, paira uma dúvida no futebol carioca: Para onde estão apontados os holofotes agora? Para a estreia do craque rubro-negro no próximo dia 2 ou para a má fase desesperador e alarmante do seu maior rival? Nessa história, só há uma certeza: os torcedores e jogadores na Gávea não escondem sua satisfação - pela sua própria alegria e tristeza do arquirival-, enquanto no outro lado, há o sofrimento dos torcedores e desespero dos jogadores.
E os outros times?
Assim como o Flamengo, os grandes do Rio, Botafogo e Fluminense também apresentaram um bom futebol. Com quatro vitórias nas quatro primeiras rodadas, os dois times seguem na ponta da tebela. O duelo de egos entre Joel Santana e Loco Abreu parece ter sido favortável pro alvi-negro superticioso, que vem alegrando sua torcida, principalmente no último dia 29, quando venceu o Olaria, no Engenhão, pelo placar de 3 x 1. Enquanto isso, o Fluminense vai caminhando com tranquilidade no carioca, sem nenhum tropeço. O elenco, recupera-se bem da ressaca pós-título brasileiro, após um logo jejum. Um fator preocupante no tricolor são as seguidas contusões de Deco. Novamente, o craque contundiu-se na coxa, preocupando os torcedores.
O raio-x desse equilíbrio será realizado no próximo Domingo, no Engenhão. Porque tranqulidade e leveza nunca combinaram com time grande...
Como colunista extraordinário do blog, desejo boa sorte aos times pequenos, em especial Cabofriense e Macaé, representantes da Região.
Lucas Dantas.
Lucas Dantas.